A OEA realizou Workshop “Prémio Zero Casas Degradadas“
Decorreu no dia 12 de julho de 2024 a "Conferência "Zero casas degradadas - Construindo cidades sustentáveis e resilientes", organizado pela Ordem dos Engenheiros de Angola, coorganizado com a OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal, a Ordem dos Engenheiros de Portugal, a Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde e a Ordem dos Engenheiros de Moçambique.
A conferência teve a presença do Secretário de Estado para área dos Recursos Minerais, Jânio Correa Victor, em representação de Sua Excelência o Governador da província de Luanda, Eng. Manuel Gomes da Conceição Homem, que deu as boas-vindas e procedeu à abertura dos trabalhos.
O Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola, Eng.º Augusto Paulino Neto fez a apresentação dos objetivos específicos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Construção de Cidades Sustentáveis, frisando a importância de se trabalhar conjuntamente com as comunidades e as entidades competentes para o alcance eficaz da construção de cidades sustentáveis.
Em seguida, o Engenheiro Técnico José Manuel Sousa, o Eng.º José Vieira e o Arq.º Hélder José fizeram apresentações sobre a Sustentabilidade Urbana e as Políticas de Desenvolvimento Territorial e Gestão Urbana.
Fez parte deste capítulo de apresentação outros tópicos seguintes:
Transporte público sustentável;
Implementação das TIC’s nas cidades;
Infraestrutura verde;
Infraestruturas resilientes e qualidade de vida, água, saneamento, higiene e saúde pública, baseando-se nos resultados apresentados sobre os princípios estabelecidos pela ONU.
O Engenheiro Técnico João Santos Silva apresentou uma reflexão acerca do Caminho de Ferro e Transportes Rodoviários Urbanos.
No decorrer da segunda parte da atividade, intervieram o Eng.º Jaime Valadares, o Eng.º Luís Santos e o Eng.º Jorge Benchimol Duarte, que por meio de videoconferência falaram acerca da “Gestão de Ativos Aeroportuários”.
O Eng.º Jorge Duarte apresentou as suas abordagens baseando-se no Contrato de Concessão, com especial incidência nos direitos e obrigações das partes, referindo as experiências de Cabo Verde.
O Eng.º José Pinto da Nóbrega, fez uma abordagem sobre o tema: "O Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto”, tendo em vista a apresentação da Infraestrutura aeroportuária, mencionando algumas oportunidades e desafios.
Na ocasião interveio igualmente a Prof. Rosário Macário, prof. Catedrática no IST e que integrou a Comissão Técnica Independente para o Novo Aeroporto de Lisboa, com uma apresentação denominada "Aeroportos: Estratégia de Desenvolvimento e Modelo de Exploração".
No final dos trabalhos, o Dr. Eurico Pimenta de Brito (ISEC Lisboa) referiu questões relacionadas com o papel da academia na qualificação de recursos humanos, com especial incidência na área da aeronáutica.
Esta foi uma oportunidade única de discussão e promoção de iniciativas inovadoras voltadas às melhorias das condições habitacionais de Angola e na construção do conceito de cidades sustentáveis.
Link https://www.youtube.com/live/iMWoI1Ieqnc
Fonte: OET