*Tema Central do Congresso*
Engenharia, Inovação e Sociedade: Uma Estratégia para a Diversificação, Inclusão e Sustentabilidade
*Sub-tema*
1- A Economia da Reciclagem e a Economia Circular (meio ambiente; indústria e racionalização dos recursos).
2- Infraestruturas, Tecnológicas: o Capital Humano para o Século XXI (tecnologias e a cyber-segurança; o papel do homem na indústria 4.0; globalização e as tecnologias da conectividade)
3- Infra-estruturas de Transportes e a Mobilidade (mobilidade urbana; infra-estruturas para as redes de transporte; desenvolvimento de infra-estruturas de transporte em Angola)
4- Ciências e Tecnologias na Educação Básica e na Formação do Engenheiro em Angola (Plano Nacional de Formação de Quadros; formação em engenharia em Angola; educação básica para a formação em Engenharia)
5- Indústria, Inovação, Infra-estruturas Básicas e Sociedade (infra-estruturas resilientes; industrialização inclusiva e sustentável; inovação para os ODS9; contributos de ODS para o alcance das Metas de Angola em 2030)
*O V Congresso da Ordem dos Engenheiros de Angola*
A engenharia e os engenheiros sempre se revelou fundamental no desenvolvimento de qualquer nação, principalmente no âmbito da manutenção das necessidades humanas, com destaque para a redução dos índices de pobreza, a promoção do desenvolvimento seguro e sustentável, respostas às necessidades emergentes, a reconstrução de infra-estruturas, a transposição das fronteiras do conhecimento e a cooperação intercultural, que conecta as necessidades sociais às inovações tecnológicas e as aplicações comerciais. Neste âmbito, a engenharia promove o desenvolvimento socioeconômico sustentável e contribui para a garantia de alimentos, água, comunicação e transporte, bem como promove a inovação e propõe novos produtos e serviços.
No âmbito do Desenvolvimento Sustentável, a engenharia deve liderar a busca pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com o uso de conhecimentos científicos e as experiências individuais para transformar ideias inovadoras em projetos de sustentabilidade que perspectivam beneficiar toda a sociedade.
A pandemia de COVID-19 revelou, por meio da implementação efetiva da engenharia, a natureza interconectada das sociedades, que as inovações científicas e tecnológicas podem resultar na implementação de soluções para os diversos problemas vivenciados na sociedade.
Alia-se aos novos pressupostos da actuação do profissional de engenharia a evolução tecnológica acelerada que oferece perspectivas promissoras e cujos riscos éticos exigem avaliação permanente. Com base neste olhar, a profissão de engenharia exige reformulação para incorporar as questões atuais e promover maior senso de responsabilidade global que busque as inovações necessárias. Quanto à atuação do engenheiro em Angola, observa-se como desafio fundamental a necessidade de conscientizar o governo e a sociedade civil sobre o papel da engenharia no desenvolvimento econômico, social e tecnológico da República de Angola. Este olhar exige que os engenheiros ocupem o espaço que lhes cabe na sociedade e que consequentemente derive desta intervenção, o merecido reconhecimento.
*O Evento*
O V Congresso Internacional da OEA congregará por dia, presencialmente no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), mais de 500 participantes e um público significativo em ambiente virtual. O congresso envolverá debates para a reflexão crítica, com painéis temáticos, fóruns de negócio e outros ligados à Lei dos Contratos Públicos, Lei da Concorrência e Lei do Código Mineiro, trabalhos científicos, mesa redonda, mini-cursos e exposição de negócios.
*Público-alvo*
Engenheiros e estudantes de engenharia
Associações, Organização e Instituições membro da FAEO, FEANI e WFEO
Profissionais de outros sectores com interesse no evento
Empresas e empresários de diversos sectores de actividade
Instituições de Ensino
Entidades governamentais e departamentos ministeriais
Representantes de embaixadas em Angola
Entidades e Individualidades com Interesse no Evento
Sociedade civil
*Datas e Modalidades do Congresso*
O V Congresso da Ordem dos Engenheiros de Angola será realizado nos dias 22*, 23 e 24 de Novembro de 2023, modalidades:
· Presencial na Cidade de Luanda, no Centro de Convenções de Talatona – CCTA
· Virtual na Plataforma ZOOM
O dia 22 de Novembro de 2023 está reservado à realização do SSOA Angola 2023 – Congresso de Segurança e Saúde Ocupacional e Ambiental.